Mística: Tradição e Contemporaneidade

Ementa


A palavra “mística” é sempre motivo de paixão ou repulsa violenta. Há mil formas de afirmá-la e negá-la. Se o Ocidente foi dominado, por muito tempo, pela instituição da Igreja, mulheres que diziam experimentar contatos íntimos com Deus eram um grande incômodo para as autoridades. Quando o dogma eclesiástico foi sendo substituído pela racionalidade técnica, experiências e especulações espirituais se tornaram o oposto da moderação e objetividade burguesa. Igreja e iluminismo estiveram juntos num esforço constante de sufocar qualquer espiritualidade fora do controle. Quando desponta a modernidade, tanto movimentos esotéricos quanto artísticos herdam boa parte de seu vocabulário e de seu anseio: românticos retomam a Idade Média, simbolistas se misturam a ordens religiosas secretas, modernistas ligam formas abstratas à descoberta do mundo astral. O curso pretende fazer uma viagem através dos momentos mais importantes dessa história e refletir sobre suas implicações contemporâneas.

aulas


Aula 1
Exame das noções de “mística”, “mistério”, “espiritualidade”, “êxtase”, “ilusão” e “mistificação”.

Aula 2
História da mística: Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco.

Aula 3
História da mística: Iluminismo, romantismo, esoterismo e modernismo.

Aula 4
Mística na contemporaneidade: literatura e música, tensões entre laicidade e religiosidade, materialismo e fundamentalismo.

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 08 horas

Datas 8,15, 22, 29  de maio

Horário: 11h às 13h

inscrever-se R$ 270,00

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor


Eduardo Guerreiro Brito Losso é professor adjunto de Teoria Literária do Programa de pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ desde 2014, tendo sido professor de Teoria da Literatura da UFRuralRJ de 2009 a 2014. O núcleo de seu trabalho é pensar a relação entre mística e a literatura moderna procurando desenvolver uma reflexão sobre a secularização artística da mística na modernidade oposta à deterioração da percepção perpetrada pela indústria cultural. Escreve sobre modos de viver, música pop, poesia, religião na contemporaneidade, cultura de massa, vanguarda e tradição.  Publicou o livro “Ciranda da poesia-Renato Rezende” (EdUERJ, 2014), e fez parte da organização dos livros “O carnaval carioca de Mario de Andrade” (Azougue Editorial, 2011), “Diferencia minoritaria en Latinoamérica” (Georg Olms, 2008) e “Música Chama’ (Circuito, 2016).

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791