Hiperatividade: Uma Abordagem Filosófica

Ementa


A doença chamada O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) atinge um número cada vez maior de crianças e adolescentes. Psiquiatras tendem a superestimar medicamentos perigosos e subestimar o quanto nosso regime de atenção foi bruscamente modificado, devido ao contato constante com aparelhos audiovisuais que despejam um fluxo ininterrupto de choques de imagem. Segundo o filósofo Christoph Türcke, o TDAH não é uma doença num meio ambiente saudável: é o sintoma de uma patologia social. Na verdade, vivemos numa cultura do déficit de atenção. Para pensar a enorme mudança cultural da constante exposição a máquinas de imagem, é preciso retornar às fontes: o que é atenção? Como o homem conseguiu desenvolver um tipo de concentração que nenhum animal é capaz? Como milênios de construção da percepção humana estão sendo rapidamente modificados no costume de ver e manipular telas constantemente?

aulas


Aula 1
O que é atenção: suas origens pré-históricas e antigas; formas de oração e concentração ritual. Desenvolvimento da percepção humana: do sagrado ao profano. Interioridade e imaginação.

Aula 2
Maquinaria audiovisual: enfraquecimento da diferença entre alucinação e representação. Tendência repsicotizante da imaginação técnica. Tarefa educacional: importância do ritual. Leitura, escrita, poesia e cinema: transformando a percepção. Arte de viver.

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 04 horas

Datas 20, 27  de março

Horário: 11h às 13h

inscrever-se R$ 180,00

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor


Eduardo Guerreiro Brito Losso é professor adjunto de Teoria Literária do Programa de pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ desde 2014, tendo sido professor de Teoria da Literatura da UFRuralRJ de 2009 a 2014. O núcleo de seu trabalho é pensar a relação entre mística e a literatura moderna procurando desenvolver uma reflexão sobre a secularização artística da mística na modernidade oposta à deterioração da percepção perpetrada pela indústria cultural. Escreve sobre modos de viver, música pop, poesia, religião na contemporaneidade, cultura de massa, vanguarda e tradição.  Publicou o livro “Ciranda da poesia-Renato Rezende” (EdUERJ, 2014), e fez parte da organização dos livros “O carnaval carioca de Mario de Andrade” (Azougue Editorial, 2011), “Diferencia minoritaria en Latinoamérica” (Georg Olms, 2008) e “Música Chama’ (Circuito, 2016).

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791