O Avanço do Estado de Exceção. "1984" de George Orwell Como Metáfora

Ementa


Uma das questões que mais exigem nossa atenção e reflexão crítica nos tempos atuais é a acelerada substituição do Estado democrático de Direito por um estado de exceção.

Assistimos ao avanço de uma mentalidade fascista - que implica na negação das diferenças - e de uma prática totalitária que vai tomando conta das instituições políticas, judiciárias, policiais e do Ministério Público, com irrestrito apoio e difusão da grande mídia e crescente aceitação por amplas parcelas da população. Evidências do crescimento dessa onda totalitária são as prisões ilegais e por período indeterminado, o descumprimento das garantias constitucionais e processuais, a inversão da presunção de inocência, o clima generalizado de delação que envolve tudo o que se refere à política e à gestão pública, os processos e julgamentos judiciais transformados em espetáculos midiáticos e muitas outras coisas do gênero.

A distopia "1984", de George Orwell, publicada em 1949, é uma alegoria do nascimento, da estruturação e da consolidação de uma ordem totalitária que tudo vigia e controla e de tudo se assenhoreia, inclusive das consciências das pessoas.

É por essa razão que tomaremos "1984" como metáfora para pensar certos aspectos cruciais de nossa realidade contemporânea, inclusive porque Orwell escreveu o livro também como um alerta às futuras gerações.

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 03 horas

Datas 4 de Abril

Horário: 18:30h às 21:30h

inscrever-se R$ 135,00

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor


Agostinho Ramalho Marques Neto é psicanalista, professor universitário nas áreas de filosofia do direito e filosofia política. Membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Membro da Academia Maranhense de Letras.

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791