Introdução ao pensamento de Giorgio Agamben

Ementa


O pensamento do filósofo Giorgio Agamben tem suscitado muito interesse em pesquisadores e leitores no atual panorama mundial pelo fato do filósofo cruzar muitos campos de pesquisa, como: filosófico, estético, político, literário, jurídico, entre outros. Como bem destaca o crítico Edgardo Castro, um dos grandes debatedores do pensamento de Agamben, o pensamento do filósofo ocupa um lugar de destaque "à medida da publicação de Homo sacer em 1995, no qual retoma a herança de Hannah Arendt e Michel Foucault acerca da politização moderna da vida biológica, a saber, sobre a problemática que Foucault denominou biopolítica". Desse modo, o curso tem por objetivo apresentar e discutir alguns conceitos de seu vasto universo de reflexão, para que sejam ressaltados os dispositivos por meio dos quais a máquina política do Ocidente captura nossas vidas.

aulas


Aula 1
A politização da vida e a biologização da política.

Aula 2
Paradigmas do Estado de Exceção; forma-de-vida.

Aula 3
Máquina antropológica.

Aula 4
Profanações; potência-inoperosidade; assinatura; notas sobre a Sociedade do Espetáculo; o uso dos corpos.

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 08 horas

Datas 5, 12, 19 e 26 de abril

Horário: 19h às 21h

inscrever-se R$ 360,00

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor


Davi Pessoa é professor adjunto de literatura italiana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É autor de Terceira Margem: Testemunha, Tradução (Editora da Casa, 2008). Atua também como tradutor de literatura e filosofia italiana. Traduziu A razão dos outros e Ou de um ou de nenhum (Lumme Editor, 2009), de Luigi Pirandello, Georges Bataille: filósofo (Edufsc, 2010), de Franco Rella e Susanna Mati, Desgostos (Edufsc, 2010)  e Ligação Direta (Edufsc, 2011), ambos de Mario Perniola, e os livros Nudez, O tempo que resta, Meios sem fim, Pulcinella do filósofo Giorgio Agamben (Autêntica) Atualmente está traduzindo o livro póstumo Petróleo, de Pier Paolo Pasolini (Editora 34). É curador, ao lado de Manoel Ricardo de Lima, do Seminário Internacional Pasolini, que ocorrerá em abril deste ano no Museu MAR.

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791