Ética e Política em Aristóteles

Ementa


Aristóteles separou as ciências teóricas (formas de conhecimento puramente contemplativo) das ciências práticas (formas de conhecimento do qual decorre uma ações útil) -- e das ciências produtivas (formas de conhecimento que tratam da fabricação das coisas). Entre as primeiras estão a metafísica, a física, a matemática e a teologia; entre as segundas a ética e a política. Existem graus de exatidão diferenciados entres essas ciências. Para as ciências do primeiro grupo, o conhecimento deve refletir a verdade exata, única e absoluta, enquanto entre as segundas, não se pode esperar o mesmo grau de precisão, visto seus objetos, o ser humano e a sociedade humana, estarem sujeitos às contingências e acasos da experiência no tempo. Para Aristóteles, a política é a principal ciência entre as ciências práticas, porque procura os meios para realizar o bem de toda a comunidade. O bem da comunidade tem precedência sobre o bem de cada indivíduo. A ética, por outro lado, trata de estabelecer os princípios necessários à felicidade dos indivíduos. Mas, como ele afirma na Ética a Nicômaco (1097b), o ser humano é um animal social, isto é, um animal que necessita viver em comunidade. Há, portanto, para Aristóteles, uma intima conexão entre a vida individual e a vida em comunidade -- e isso significa, no campo das ciências, que há uma intima conexão entre a política e a ética.

Neste curso exploraremos as conexões entre as teses defendidas na Ética a Nicômaco com as teses da Política. Veremos como as doutrinas das virtudes morais e intelectuais, da boa medida e da felicidade, estão relacionadas à organização social da polis e do seu governo.

aulas


Aula 1
O conteúdo das aulas será disponibilizado pelo professor.

Aula 2
O conteúdo das aulas será disponibilizado pelo professor.

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 06 horas

Datas 21 e 22 de Julho

Horário: 21/07 das 18h às 21h | 22/07 das 9h às 12h

inscrever-se R$ 270,00

estudantes R$ 189,00

Valor exclusivo para estudantes da graduação ( acesso ao curso condicionado a apresentação da carteira de estudante).Vagas Limitadas.

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor


Susana de Castro é professora Associada II do departamento de filosofia da UFRJ. Coordenadora do Laboratório Antígona de Filosofia e Gênero, e do GT-Filosofia e Gênero da Anpof. Autora dos seguintes livros: Ontologia (Zahar, 2008), A teoria aristotélica da substancia (Contraponto, 2008), Três Formulações do Objeto da Metafísica (Contraponto, 2008), Filosofia e gênero (7Letras, 2014), As mulheres das Tragédias gregas: poderosas? (Manole, 2011).

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791