A arte neoliberal de (nos) governar

Ementa


O curso busca apresentar o que é o neoliberalismo sob uma perspectiva Foucaultiana, i. e., uma arte de governar as pessoas a partir de uma razão econômica e de um imperativo de normalização dos comportamentos individuais. Face aos dispositivos neoliberais, iremos nos perguntar em que medida um indivíduo pode desenvolver estratégias emancipadoras, em ruptura com o dispositivo de normalização neoliberal. Para pensar esta questão, usaremos Foucault, Deleuze, Rancière, Dardot & Laval, Žižek e Safatle.

aulas


Aula 1
O neoliberalismo como governamentalidade. Disciplina e controle. Razão jurídico-dedutiva (liberal) Vs razão utilitarista radical (neoliberal). Empresa Vs indivíduo. Contrato Vs lei. Economia política Vs Direito. Nova relação entre segurança e liberdade.

Aula 2
O risco e o medo. Normação e normalização. A dobra deleuziana. Construção do sujeito neoliberal. Hierarquização dos indivíduos e grupos. Escapar à polícia dos comportamentos e das identidades (Rancière). Reflexão sobre a indiferença às diferenças (Safatle / Žižek).

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 04 horas

Datas 24 e 25 de março

Horário: Das 10h às 12h

inscrever-se R$ 180,00

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor

Jean-François Deluchey é Doutor em Ciências Políticas pela Universidade da Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Professor Associado da Universidade Federal do Pará (UFPA), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD-ICJ), colaborador do PPG em Serviço Social e PPG em Ciência Política da UFPA, e pós-Doutorando no PPG em Direito da PUC-Rio. Coordenador do Centro de Estudos sobre Instituições e Dispositivos Punitivos (CESIP) e do grupo de pesquisa CNPq Desigualdades, Formas de Vida e Instituições no Brasil. Conselheiro Consular eleito da República Francesa (Brasília-Recife-Paramaribo). Conselheiro do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária do Estado do Pará. Seus campos de interesse são: teoria política crítica, dispositivos normativos, democracia, teoria do Estado, teoria crítica dos direitos humanos, repressão criminal e políticas de segurança pública no Brasil. Seu último livro publicado em 2014 (Livraria do Advogado) trata das “Tensões Contemporâneas da repressão Criminal”.

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791