Oficina de poesia

Ementa


A proposta da oficina é a de uma exploração, teórica e prática, da materialidade da linguagem poética. Será estimulado – a partir da apresentação de debates, referenciais teóricos e propostas de exercício – o teste de procedimentos e ferramentas artísticas próprias à poesia e, eventualmente, a outras artes. Começaremos com discussões em torno da concretude do poema, passando por seus limites e transbordamentos, chegando, por fim, ao diálogo com outras artes e suportes.

aulas


Aula 1
Materialidade e Concretude + Proposta de exercício
Limites do poema: verso, prosa, saturação e dobra + Proposta de exercício
Poema, o arrebatado da linguagem + Proposta de exercício
Tudo é poesia: outros suportes e poesia em campo expandido + Proposta de exercício.

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 08 horas

Datas 11, 18 e 25 de maio

Horário: 18h às 21h e dia 25/05 das 18h às 20h

inscrever-se R$ 360,00

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor


Rafael Zacca é oficineiro, poeta e crítico. Mestre em Filosofia (UFF), realiza seu doutorado também em Filosofia pela PUC-Rio com pesquisa sobre a obra de Walter Benjamin. Integra o Núcleo de Pesquisa Arte, Autonomia e Política (PUC-Rio), e o núcleo Correspondências: Adorno & Benjamin. Colabora com o jornal Rascunho de literatura. É co-articulador do coletivo Algazarra, de pesquisa e ação em poética e crítica de arte, e da Oficina Experimental de Poesia. Ministrou oficinas de poesia e de crítica em diversos aparelhos culturais, como o MAM-RJ, o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, e em universidades e escolas, como a UFF, a UFOP e o Colégio Pedro II. Em 2016, colaborou com a exposição da artista argentina Julieta Hanono Ils, Ellos e Eles com um laboratório experimental de tradução. Como poeta, publicou Almanaque Rebolado (Azougue, Cozinha Experimental, Garupa e CMAHO, 2017), Kraft | Poemas (Cozinha Experimental, 2015) e tem, no prelo, o livro A estreita artéria das coisas, a sair pela editora Garupa, em 2017. Foi co-organizador da antologia Isoporzinho-Arrastão (OEP, 2016). Como crítico, tomou parte na coletânea “Hélio Oiticica para além dos mitos” (CMAHO, 2016). Como tradutor, tem no prelo o livro de multitraduções experimentais de Sylvia Plath, Eu estou de pé, a sair pelas editoras Garupa e Cozinha Experimental em 2017.

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791