Luta política, corpos aliados e resistência

Ementa


Luta política, corpos aliados e resistência: introdução ao pensamento de Judith Butler. O curso oferece um contato introdutório ao pensamento da filósofa Judith Butler, através do complexo cenário das lutas políticas atuais, com o objetivo de permitir aos e às participantes a compreensão de temas centrais da sua obra como a crítica ao sistema gênero/sexo, performatividade, corpos aliados, vulnerabilidade e resistência. Busca-se apontar que o gênero, para além da sua potencialidade paradigmática de resistência, pode ser utilizado como ponto de partida para analisar os corpos e seus agenciamentos atravessados pelo poder.

aulas


Aula 1
Gênero, performatividade e subversão: Introdução aos “problemas de gênero” através da crítica ao sistema sexo/gênero em que a performatividade apresenta-se como marco de reconhecimento que permite aos corpos mostrarem-se em suas mais diversas formas, subvertendo as normas hierárquicas e excludentes que regulam o reconhecimento das vidas passíveis de luto.

Aula 2
Vulnerabilidade, vidas precárias, corpos aliados e resistência: Compreender a vulnerabilidade como potência de resistência, sobretudo, a relação entre precariedade, gênero e corpos aliados como vetores de ocupação de espaços públicos e instigadores de emancipação.

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 06 horas

Datas 14 e 15 de Junho

Horário: 14/05 das 9h às 12h
15/05 das 9h às 12h

inscrever-se R$ 270,00

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor


Fernanda Martins é advogada feminista, professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Teoria, Filosofia e História do Direito pela UFSC e doutoranda em Ciências Criminais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCCRIM - PUC/RS). Autora da obra A (des)legitimação do controle penal, organizadora da coleção Estudos feministas: por um direito menos machista e colunista (Vols. 1 e 2 - Florianópolis: Empório do Direito, 2016 e 2017).

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791