Rupturas Criminológicas (ou das tendências da AntiCriminologia)

Ementa


O curso pretende apresentar algumas tendências teóricas que abalaram a estrutura do pensamento criminológico positivista (microcriminologia) e que possibilitaram a emergência da criminologia crítica (macro-criminologia). A partir da identificação das bases fundacionais da criminologia ortodoxa (ancoragem teórica, método e objeto de análise), serão abordadas as críticas e superações realizadas pela psicanálise, pela Escola de Chicago, pela Escola de Frankfurt, pela teoria do etiquetamento, pela antipsiquiatria e pela teoria feminista, momentos teóricos entendidos como preparatórios à consolidação da Criminologia Crítica. Ao final, serão apresentadas as bases teóricas e as pautas negativas e positivas do pensamento criminológico crítico discutindo, especialmente, as condições de possibilidade de uma criminologia crítica brasileira.

aulas


Aula 1
Formação e estrutura do pensamento criminológico positivista; ancoragem teórica, conceitos e métodos da criminologia; a microcriminologia. Criminologia e ciências criminais.

Aula 2
Rupturas no liberalismo criminológico: Freud e o criminoso por sentimento de culpa; Sutherland e os crimes de colarinho branco; Becker e Lemert e a teoria do etiquetamento.

Aula 3
Rupturas com o liberalismo criminológico: a anticriminologia. As fundações da crítica criminológica: Escola de Frankfurt. A antipsiquiatria e os movimentos antimanicomiais.

Aula 4
A nova criminologia. A criminologia dialética. O pensamento criminológico crítico (segunda fase). A criminologia crítica latinoamericana. Tendências da criminologia crítica contemporânea: criminologia feminista e criminologia cultural. Criminologia e as questões de classe, raça e gênero.

local e datas


Av. Rio Branco, 124, 3° andar. centro

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Carga Horária: 06 horas

Datas 02 e 03 de Junho

Horário: 02/06 das 18h às 20h
03/06 das 10h às 12h e das 13h às 15h

inscrever-se R$ 270,00

[+] informações

contato@escolapassagens.com.br

Tel: (21) 2222-1791

professor


Salo de Carvalho é professor adjunto de direito penal da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Professor Colaborador do curso de Pós-Graduação (Mestrado em Direito) da Universidade Federal de Santa Maria. "Visiting Professor" do Programa de Pós-Graduação em "Derechos Humanos y Desarrollo" da Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, ES). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000). Pós-Doutor em Criminologia pela Universidad Pompeu Fabra (Barcelona, ES) (2008-2010). Pós-Doutor ("visiting researcher") em Direito Penal (bolsa CNPq) pela Universitá di Bologna (Bologna, ITA) (2013-2014). Pós-Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2014-2016). Autor dos livros: "Penas e Medidas de Segurança no Direito Penal Brasileiro" (2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015); "Antimanual de Criminologia" (6. ed. São Paulo: Saraiva, 2015); "A Política Criminal de Drogas no Brasil" (8. ed. São Paulo: Saraiva, 2016); "Como (não) se faz um Trabalho de Conclusão" (3. ed. São Paulo: Saraiva, 2015) entre outros.

Mariana de Assis Brasil e Weigert é professora substituta de Direito Penal e Criminologia na Faculdade Nacional de Direito. Mestre em Criminologia e Execução Penal pela Universidad Autónoma de Barcelona (2007); Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (2008); Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2015), com pesquisa realizada na Università di Bologna. Autora do livro "Uso de Drogas e Sistema Penal: entre o proibicionismo e a redução de danos" (Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009) e co-autora de "Sofrimento e Clausura no Brasil Contemporâneo: estudos críticos sobre fundamentos e alternativas as penas e medidas de segurança" (Florianópolis: Empório do Direito, 2016).

Política de Cancelamento dos Cursos

 

Para solicitações de cancelamento até 20 dias antes do início do curso o reembolso será integral. Caso a solicitação  ocorra entre  20 dias e 48 horas antes do início,  o reembolso será de 50% do valor pago. Se realizada dentro de 48 horas antes do início das aulas, não haverá reembolso.

A solicitação deve ser feita por escrito e encaminhada ao e-mail contato@escolapassagens.com.br

 

Se o cancelamento ocorrer por parte da Escola Passagens,  os valores pagos serão integralmente reembolsados.

Política de Descontos

Professores e estudantes:  10%

 

Passaporte

Quem desejar ter livre acesso aos cursos da Passagens poderá solicitar um Passaporte exclusivo. Consulte-nos sobre os valores e prazos por email: contato@escolapassagens.com.br ou por telefone: 22221791